11 coisas sobre a madeira tratada

O tratamento da madeira é tão antigo quanto o seu uso. Confira como se protege e prolonga a durabilidade desse material.

Madeira Tratada
Foto © Internet/Divulgação

1. O QUE É MADEIRA TRATADA?

É a madeira submetida a tratamentos que ampliam sua vida útil e a protegem da degradação natural: exposição ao sol e à chuva, ataques de agentes biológicos (fungos e insetos).

2. POR QUE TRATAR A MADEIRA?

Tratar a madeira diminui a pressão sobre florestas nativas, onde sua extração ocorre muitas vezes de forma ilegal, além de aumentar a durabilidade das madeiras de reflorestamento.

3. PERMEABILIDADE

A permeabilidade da madeira reflorestada (ex: Pinus) a torna mais suscetível ao ataque de cupins e, ao mesmo tempo, fácil para a aplicação de produtos preservantes.

4. COMO É FEITO O TRATAMENTO NA MADEIRA?

Existem vários processos. Entre eles o de vácuo-pressão onde, em uma autoclave, é retirado o ar dos capilares da madeira, por vácuo, e aplicado preservativo, por pressão, nas camadas permeáveis. O excesso do produto é removido pelo processo de vácuo novamente.

tratamento da madeira
Foto © Internet/Divulgação

5. QUAIS SÃO OS PRODUTOS PRESERVANTES?

Existem vários, os mais utilizados são o Arseniato de Cobre Cromatado (CCA) e Borato de Cobre Cromatado (CCB). Ao penetrar as camadas da madeira, o cromo tem a função de fixar o cobre, que possui ação fungicida, e fixar o arsênio ou boro, de ação inseticida.

6. ONDE A MADEIRA TRATADA DEVE SER APLICADA?

Em estruturas expostas ao tempo, em contato com a água e solo. Telhados, subcoberturas, beirais, dormentes, mourões, batentes de porta, piers, pontes, pergolados, decks. É também utilizada na indústria de embalagens e naval, arquitetura e paisagismo e na agricultura.

7. QUAIS SÃO AS RESTRIÇÕES DE USOS?

A madeira que recebe tratamento químico não deve ser empregada quando em contato com alimentos e água potável.

8. POR QUE A MADEIRA TRATADA É CONSIDERADA ECOLÓGICA?

Matéria-prima renovável, obtida em florestas manejadas, consideradas grandes purificadores de ar ao sequestrar CO² e devolver oxigênio à natureza. Se comparada a outros materiais construtivos, a madeira consume menos energia em seus processos de corte, tratamento e beneficiamento.

9. DURABILIDADE DO TRATAMENTO

Quando tratadas, madeiras como o Pinus passam a ser classificadas por duráveis e alguns preservadores dão garantia de 25 anos de durabilidade para determinadas aplicações. Sem contar com a expectativa de que a madeira permaneça imune por 100 anos.

Madeira tratada

Aplicação Durabilidade garantida
ambiente interno ou externo
sem contato com o solo, água doce ou salgada
25 anos
ambiente externo
em contato permanente com o solo e água doce
8 a 10 anos
ambiente externo
contato permanente com água salgada
6 anos

 

10. QUAL O VALOR DA MADEIRA TRATADA?

Em comparação com a madeira nativa, a madeira tratada apresenta até 50% de redução nos custos.

11. CARACTERÍSTICAS DA MADEIRA TRATADA

Os produtos não deixam resíduos, não alteram suas características e não proporcionam corrosão dos metais, muitas vezes utilizados na madeira. O tratamento torna sua cor esverdeada e as peças podem receber acabamento e pinturas diversas.

Pinus Autoclavado

 

Para mais informações sobre madeira tratada, consulte nossa equipe comercial.

Recommended Posts

Leave a Comment