15 diferentes projetos que usam compensados

A beleza e resistência do compensado são exploradas para projetos digitais, impressos em CNC router.

Da simplicidade da marcenaria às modernas tecnologias de fresagem, os projetos são digitalmente fragmentados em peças de diversos tamanhos, impressos em máquina CNC router.

A partir disso, tudo parece ser possível. Como um Lego, só que de madeira compensada, muitas coisas legais são produzidas: um banco de praça, uma moderna luminária e até mesmo uma casa.

A facilidade de encaixe das peças, a quase ausência de parafusos, incentivam para que você mesmo realize o seu próprio projeto, seja qual for ele.

As chapas, muitas vezes, são revestidas de melamina com aparência de madeira ou colorida.


Detalhe de um móvel montado. São peças de um Lego feito de madeira.

Essa tendência de fabricar através da CNC traz mudanças benéficas para as pessoas. Projetos inovadores passam a surgir, alinhados com questões ambientais. Ideias que valorizam a matéria-prima, seus produtores locais, e que usam a natureza ao seu favor.

Se você está à procura de um projeto criativo e quer usar a resistência da madeira compensada, veja só o que andam fazendo por aí:

1. FISHBONE HOUSE, CASINHA PARA PETS

Essa simpática casinha foi inspirada por uma espinha de peixe. Suas aberturas mantêm a casa fresca durante o verão e permitem a entrada de luz no inverno. Há, também, uma abertura nos fundos, para que os bichanos possam ir e vir como bem entenderem.


Detalhe do encaixe das peças que se tornam espinhas da Fishbone House.

2. BRINQUEDOS EDUCATIVOS

Este centro educacional para crianças se inspirou nos tradicionais brinquedos de madeira. Desenhos com função didática foram reproduzidos em madeira compensada com as mais avançadas tecnologias CNC.

3. MOBILIÁRIO INFANTIL

4. VITRINES DE UMA LOJA

As prateleiras que revestem as paredes dessa loja são baseadas em uma grade quadrada, larga o suficiente para caber um par de sapatos, mas que ao serem removidas, surgem novas composições para dar ao interior da loja uma cara diferente.

5. UMA ESTANTE MODULAR

No mesmo conceito da vitrine, esta estante permite flexibilidade. Se você precisar de mais espaço, é só retirar uma das prateleiras e pronto: haverá espaço para colocar um objeto maior.

6. UMA ESCADA

7. UMA MESA DE JANTAR EXPANSÍVEL

A mesa de jantar se expande, de 6 para 10 lugares, para receber mais convidados.

8. LUMINÁRIAS

9. REVISTEIRO

10. UMA CAIXA COM DIVISÓRIAS

11. SUPORTE PARA BIKES

12. UM BANCO-SUPORTE PARA IDEIAS

Este banco também possui a função de suporte para murais, utilizados em ambientes que promovem o debate de ideias. Uma solução para criar paredes temporárias e quando não se pode sair furando as paredes para instalar quadros.

13. UM BANCO DE PRAÇA

14. UM LABORATÓRIO

Como a WikiHouse, esse laboratório foi concebido para testar novas alternativas sustentáveis com materiais de construção tradicionais e seu processo de construção foi comparado à montagem de um produto Ikea – que são montados pelo próprio consumidor, com facilidade.

15. UMA CAFETERIA

Nessa cafeteria os compensados foram utilizados na construção das luminárias, que têm o formato do grão de café, e também como elemento decorativo das paredes, cuja a intenção era remeter o movimento das saca de café.

Recommended Posts

Leave a Comment