Bioconcreto para filtragem de água

Modernas construções já fazem o aproveitamento de águas pluviais para uso não potável. A água é reaproveitada nas descargas dos vasos sanitários, para lavar a calçada, o carro e regar as plantas. Mas e se pudéssemos beber essa água?

Uma empresa húngara – IVANKA – desenvolveu uma cisterna produzida em bioconcreto e a batizou de Rainhouse.


O protótipo da cisterna foi apresentado na Semana de Design de Milão/2014.

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA

A cisterna capta a água da chuva, através de dutos de aço inoxidável. Parte das impurezas já é removida nesse processo.

A água chega, assim, até a cisterna de bioconcreto, no topo da construção. Ela atua como uma caverna natural de calcário, que ajusta o pH da água a níveis ideais, sem o uso de produtos químicos.

Uma cobertura de prata mantém a limpeza do tanque e diversos filtros concluem o processo, deixando-a pronta para o consumo.

A cisterna pode ser instalada em casas já construídas, adaptando-se à arquitetura. O único limitador é a necessidade de água da chuva, o que inviabiliza o seu uso em regiões áridas.

Os criadores da Rainhouse ressaltam a importância da água potável para a população mundial e o quanto ela se torna, cada vez mais, preciosa.

Vizinhos do Lago Balaton, o maior da Europa, o ar da região do projeto é especialmente puro e as chuvas são favoravelmente frequentes.


bioconcreto da cisterna Rainhouse

Eles estimam que metade dos países possa aderir à cisterna e desejam tornar parte do projeto acessível, por meio de código aberto – open source.

BIOCONCRETO

Pesquisadores holandeses desenvolveram um concreto composto por bactérias alcalifílicas.

Elas permanecem em modo latente até entrarem em contato com a água, por meio de uma rachadura, desencadeando a produção de calcite.

As cavidades então são preenchidas, formando uma autoreparação da estrutura e bloqueando a entrada de agentes ambientais agressivos, que possam degradar armaduras e o concreto.

Na prática, a autoreparação do concreto aumentaria a vida útil de estruturas e reduziria custos com manutenção.

Mais curiosidades sobre concretagem:

. A fórmula do concreto milenar
. Hempcrete – concreto de cânhamo
. Impressão de casas em 3D

Recommended Posts

Leave a Comment