CHAPAS OSB

Oriented Strand Board (Painel de Tiras de Madeiras Orientadas), essas é tradução da sigla OSB. A chapa OSB, como o próprio nome já explica, é composta por tiras de madeiras orientadas perpendicularmente, que atuam em diversas camadas, formando a chapa OSB.

Com boa rigidez e resistência mecânica, a chapa OSB é um produto estável e versátil, abrangendo um grande leque de aplicabilidade tanto na construção civil como na indústria moveleira. Como a maioria dos painéis e chapas que são compostos de madeira, a chapa OSB possuis grandes variações de espessura e densidade.

A densidade dessas chapas é um aspecto crucial na sua aplicação, pois é através dela que terá maior entendimento do lugar no qual poderá ser aplicada. A sua aplicação pode variar de acordo com as características de espessura, dimensão e peso. Todos com variáveis numéricas.

A chapa OSB é fabricada com madeira de reflorestamento. No processo de fabricação os troncos de madeiras transformam-se em tiras, essas tiras são unidas com resinas e prensadas em elevadas temperaturas e pressão. A resina é composta por substância que são a prova d’água e inseticida anti cupim, garantindo que as chapas irão ter uma boa durabilidade. Importante ressaltar que a chapa OSB NÃO é a prova d’água, sendo apenas resistente a umidade.  

O OSB apresenta um aspecto mais rugoso, isso é por conta das lascas de madeiras. Muitas vezes é possível observar que algumas lascas ficam para fora da chapa mesmo após serem prensadas, isso não diminui a qualidade do produto, só é necessário algumas precauções dependendo do lugar em que for aplicada.

Bastante recomendada em construção a seco, a chapa OSB tem um uso bastante comum na construção civil, com aplicação em construções de canteiros, tapumes, barracões de obras, bandejas de proteção, entre outros.

O seu custo benefício é excelente, trabalhando a sua aplicação e o custo total de uma construção feita com OSB. Essas chapas chegam a custar entre 40% a 60% a menos do que uma placa de MDF, por exemplo. Garantindo um ótimo custo.

Na indústria moveleira a chapa OSB também ganha destaque. Com atributos bem importantes, como: características de isolamento térmico e acústico, resistente a cupim, variedade em espessuras e tamanhos. É possível criar ambientes modernos e únicos, contando com a versatilidade de poder pintar ou não, já que seu aspecto natural dá um  tom de rústico e pode casar muito bem com o ambiente.

A GlobalWood é referência nesse assunto. Com vasta experiência nesse mercado, proporciona variedade de chapas de OSB, com diferentes dimensões, atendendo todas as necessidades do mercado. Qualidade e garantia de um excelente produto.