COMPENSADOS

Os compensados são conhecidos tradicionalmente como placas de madeira. Com uma vasta aplicabilidade em diversos segmentos, seu uso se torna bastante comum, com uma grande procura no mercado para a construção de variados produtos ou para diferentes aplicações.

Podendo ser feito com diferentes madeiras, os compensados se caracterizam por toras de madeiras que são cortadas em lâminas.

A tora da madeira é submetida a um grande processo, envolvendo seu cozimento a vapor, torneamento para retirar finas camadas de madeira, processo de secagem para a retirada da umidade, montagem das folhas perpendicularmente, prensamento das lâminas e passagem de cola.

Após esse processo o compensado está quase pronto, passando apenas pela máquina de corte e processo de calibração, finalizando a sequência.

A diferenciação dos compensados se dá pela madeira que ele é feito e a cola que é aplicada nele. A cola tem um peso significativo para determinar a finalidade do compensado, sendo elas: Resina uréia-formol (aplicada em chapas de compensados para o uso na indústria moveleira) e Resina formol-fenol (chapas de compensados que necessitam de resistência a água).

Com variações no preço e apresentando diferentes espessuras, o compensado, de maneira geral, apresenta alta durabilidade na indústria. Também com maior resistência e homogeneidade, é possível a fabricação de peças com grandes dimensões.

Na construção civil, vemos o uso de compensado para diferentes finalidades, como: formas para concreto, alojamento (barracão de obras), bandejas de proteção, fechamento do canteiro, entre outros.

Os compensados apresentam na indústria um ótimo custo X benefício, com resistência ao rachamento, torção e encolhimento, apresentando um nível elevado de força. Substituindo diversos tipos de madeira na construção.  

A GlobalWood trabalha com compensados de diferentes madeiras e acabamentos, atendendo as mais variadas necessidades e demandas do mercado, com predominância das madeiras pinus e virola.

Comprometimento com o meio ambiente é um valor que a GlobalWood segue, sendo assim, todos os compensados comercializados por nós são destinados de madeira de reflorestamento.