Madeira de Pinus para o mobiliário

Algumas pessoas ainda acreditam que a madeira proveniente do Pinus não possui boas características. Esse conceito se deve às primeiras utilizações do Pinus no Brasil, por volta dos anos 80. O principal destino era a produção de celulose, não existindo cuidados para que a árvore fornecesse outros produtos.

pinus para o mobiliário
Os nós da madeira de Pinus são retirados com uma “otimizadora ótica de corte”.

Os métodos para tratar o Pinus na época eram limitados e os primeiros móveis que surgiram não agradaram – com a presença de imperfeições, nós e manchas azuladas (resultado do ataque de fungos).

Para diminuir a pressão sobre as florestas naturais, o governo brasileiro passou a incentivar a plantação do Pinus – cultivado para abastecer o mercado de celulose, mas também de resinas e móveis. O rápido crescimento e a baixa exigência nutricional fazem do Pinus uma madeira competitiva – em substituição à madeira de Araucária.

madeira de pinus em móveis
Móveis de Pinus são sucesso de vendas no exterior e a madeira utilizada é brasileira.

Ao contrário do Brasil, que teve uma primeira impressão equivocada do Pinus, a Europa e os Estados Unidos consomem essa madeira sem receios. Não é à toa que boa parte dos móveis de Pinus produzidos no Brasil é exportada para esses continentes.

É certo que, a madeira de Pinus tem potencial para a produção de móveis com qualidade. Ao se conhecer sua anatomia e propriedades, o cultivo do Pinus foi aperfeiçoado, através de melhores técnicas de plantio e corte. Os nós, por exemplo, são retirados com uma otimizadora ótica de corte. Ferramentas adequadas, processos de secagem e tratamento transformaram o Pinus em uma madeira com qualidade de exportação.

móveis de pinus
Os móveis de Pinus possuem qualidade e responsabilidade ambiental.

Destacamos conceituadas empresas que comercializam móveis de Pinus, a exemplo da Brasileira Tok&Stok e da sueca IKEA (com lojas no mundo inteiro). São empresas que promovem a responsabilidade social e comercializam móveis a preços acessíveis, com qualidade e design moderno.

O atual movimento da sustentabilidade nos conduz ao consumo de madeiras mais viáveis e ecológicas. Por isso, na hora de comprar um móvel de madeira maciça, dê preferência aos de Pinus e Eucalipto, afinal, são móveis atraentes, de qualidade e que respeitam a natureza.
 


Política de Uso
O canal Notícias tem caráter informativo. Nem todos os produtos abordados nos textos são comercializados pela empresa.
Fotos divulgação CP Timber, IKEA e Tok&Stok.

Recommended Posts

Leave a Comment