O que é WikiHouse?

Já pensou em imprimir uma casa, cuja impressora é uma máquina CNC e as folhas são de compensado?.

A impressão de construções em 3D não é novidade por aqui, já vimos a gigante impressora Winsun’s 3-D que imprime 10 casas em 24 horas.

A inovação da vez é a WikiHouse, um sistema de construção de código aberto (open source) que disponibiliza plantas arquitetônicas, de maneira gratuita, para que qualquer um possa baixar e fazer as alterações que achar necessário.

Muitos profissionais estão colaborando para fazer desse um sistema simples, para que você mesmo crie, imprima e monte sua própria casa ao estilo “faça você mesmo” (Do It Yourself em inglês). Uma casa bonita, com baixo consumo de energia, personalizada de acordo com as suas próprias necessidades.

Com o projeto concluído é hora de imprimir as peças em uma máquina de CNC, como uma grande impressora, cortando folhas de compensado ou OSB de 18 mm.


A máquina CNC corta as peças da casa.

As peças usinadas são numeradas e você basicamente tem um grande quebra-cabeças em 3D para montar.


A diversão de montar não um simples quebra-cabeças, mas uma casa por completo.

As peças são encaixadas sem parafusos, somente através de cunhas e pinos. Com poucas pessoas, uma casa pode ser construída em alguns dias – sem uma grande habilidade construtiva para isso.

A estrutura básica é de uma casa na qual você poderá instalar portas, janelas, revestimentos e os isolamentos que preferir.

A nova forma de construir tem muito menos energia incorporada que a construção convencional e é preciso de muito menos água. Os revestimentos e isolamentos colaboram para que a casa tenha eficiência energética.


Plantas do Studio

Além disso, os desenvolvedores acreditam em uma arquitetura mais acessível. Com o design colaborativo, é possível democratizar o consumo – que é o que realmente importa em arquitetura urbana – afirma Alastair Parvin, arquiteto do projeto.


Studio já finalizado

“E se for possível que as cidades fossem feitas não pelos poucos com muito, mas também por muitos com pouco?”
– Alastair Parvin (Arquiteto)

A primeira WikiHouse da América Latina foi realizada por estudantes de arquitetura da UFRJ: 200 chapas de compensado foram utilizadas para erguer a casa digital de 24m². Confira no vídeo abaixo:

Para mais informações, acesse:
. WikiHouse

Recommended Posts

Leave a Comment