OSB como substrato de pisos esportivos

Com a chegada do ano olímpico, o espírito esportivo deve trazer muita gente para as quadras. Uma oportunidade para quem deseja investir e conhecer as tecnologias disponíveis para a prática de esportes.

Chapas de OSB e de madeira compensada são utilizadas como substrato para a construção de pisos em quadras poliesportivas. Os painéis oferecem reforço estrutural ao piso.

São os chamados pisos flexíveis em madeira, destinados a ginásios cobertos para a prática de diversos esportes.

A flexibilidade desse tipo de piso absorve grande parte do impacto, provocado por saltos ou quedas, além de proporcionar alto desempenho aos atletas.


Absorção de aproximadamente 60% do choque.

Barrotes de madeira tratada são instalados transversalmente no piso da quadra e sobre amortecedores elastoméricos – já colados no piso.


Barrotes de madeira tratada de, aproximadamente, 50 mm x 25 mm.

Essa estrutura flexível pode ser construída em pisos de concreto, asfalto e até mesmo granilite – desde que estejam nivelados.

Chapas de OSB (15 mm) são parafusadas sobre os barrotes para então receber o assoalho. Coladas sobre o OSB, as juntas das réguas do assoalho devem permanecer desencontradas.

O encaixe macho-fêmea, presente nas laterais e topos das réguas do assoalho, aumenta a segurança no piso e as réguas ainda são parafusadas à base de OSB.

As réguas do assoalho são de madeira maciça e têm, geralmente, 2 cm de espessura com comprimentos que variam de 30 cm a 2 m.

Já a largura das réguas, assim como a espécie de madeira utilizada, são informações que dependem das especificações de cada projeto.

Para a finalização, o assoalho é lixado e calafetado – processo em que juntas, furos e trincas são cobertos com massa de madeira.

Por fim, um verniz de alto brilho é aplicado na quadra. O piso é então demarcado de acordo com a modalidade esportiva que ali será praticada.

Na Globalwood você encontra produtos de madeira para a estrutura do piso flexível:
. Chapas OSB
. Painéis Compensados
. Madeira tratada

Recommended Posts

Leave a Comment